O relações-públicas é um profissional estratégico, essencial nas organizações e é com o objetivo de valorizar a profissão e trazer a público o reconhecimento de profissionais brilhantes, que fazem a diferença na comunicação, que o Conrerp 2ª Região realiza o Prêmio Profissional RP do Ano 2021 para aqueles que atuam nos Estados do Paraná e de São Paulo.

A edição 2021 da premiação cria três categorias distintas, a fim de melhor valorizar o momento profissional dos eleitos e eleitas em cada pleito. A saber:

  • Prêmio RP Revelação
  • Prêmio RP do Ano – Mercado
  • Prêmio RP do Ano – Academia


PRIMEIRA ETAPA

Consiste nas indicações – públicas e voluntárias – para as três categorias do Prêmio, de nomes de profissionais devidamente registrados, atuantes em quaisquer dos municípios dos Estados de São Paulo e Paraná, que estejam regulares com o Sistema Conferp.

Os eleitores são convidados a indicar livremente até cinco profissionais para cada categoria, podendo optar por votar apenas em profissionais do estado do Paraná, apenas do estado de São Paulo, ou em ambos, não sendo necessário ordenar as colocações.

Para cada indicação deverá ser apontado nome e sobrenome e empresa/instituição em que o/a profissional atua, ou se é autônomo/a.

___

Quem pode indicar: Qualquer pessoa poderá indicar mediante preenchimento completo do formulário. Só será permitido a cada um indicar uma única vez na primeira etapa e uma única vez na segunda etapa. Indicação em duplicidade ou oriundos do uso de robôs para votação serão anulados.

Quem pode ser indicado: Poderão ser indicados profissionais de Relações Públicas devidamente registrados no Sistema Conferp, independente do regional de registro, desde que atuem nos Estados de São Paulo ou do Paraná e que atendam ao exposto no Artigo 3° do regulamento.

 

SEGUNDA ETAPA

Consiste na tabulação dos indicados; verificação dos respectivos registros profissionais junto ao Sistema Conferp; informe aos indicados; publicação do formulário de votação.

Na segunda etapa os eleitores escolhem, entre os classificados da primeira etapa e por ordem de preferência (1º ao 3º), até três profissionais Revelação, até três profissionais do Mercado e até três profissionais da Academia, podendo optar por votar em apenas um estado ou em ambos.

TERCEIRA ETAPA

Encerrada a apuração da segunda etapa, serão declarados vencedores do PRÊMIO PROFISSIONAL DE RP DO ANO os profissionais que ficarem nas três primeiras colocações, por pontos, nas votações respectivas de São Paulo e do Paraná, em cada uma das categorias.

 

A composição final de vencedores da premiação de cada estado será:

  • Prêmio RP Revelação:
    • 1°, 2° e 3° lugares
  • Prêmio RP do Ano – Mercado:
    • 1°, 2° e 3° lugares
  • Prêmio RP do Ano – Academia:
    • 1°, 2° e 3° lugares

 

Acesse aqui o regulamento do Prêmio Profissional RP do Ano 2021:


https://bit.ly/regulamento-prêmio-rp-do-ano-2021

Categoria Revelação

Paraná

Aristeu Simon
Primage Agência Digital

Minibiografia
A carreira de  Comunicação iniciou pelo Design de Produto em 2012, trabalhou com desenvolvimento de produtos, marcas e branding. A partir do contato com diversos públicos, veio o interesse nas Relações Públicas. Ingressou na graduação novamente em 2016, na Universidade Estadual de Londrina, em 2018 no curso de Relações Públicas. Conjuntamente com a graduação começou o mestrado em Comunicação também na UEL. Graduado em Relações Públicas, atua no mercado de infoprodutos, e desenvolve a pesquisa de mestrado sobre, as relações de consumo no mercado digital e a relação com a Comunicação.

Profundamente atraído pelas Relações Públicas, e como ela pode trabalhar ativamente, nos relacionamentos das organizações, públicas e privadas, com os mais diversos contextos sociais. A busca por intermediações efetivas, harmônicas e estratégicas, fazem ao meu ponto de vista, o profissional de Relações Públicas ser uma figura essencial no mercado atual. Repleto de elementos que precisam ser interpretados e direcionados pela comunicação.

Daniela Barbosa
Comuniquerp

Minibiografia
Relações-públicas estrategista em reputação e comunicação, especialista em Linkedin para Negócios. Sou CEO da Comuniquerp, empresa de gestão de reputação corporativa que tem como missão ajudar Líderes e marcas a comunicarem reputação através de um posicionamento assertivo para gerar mais confiança da marca no mercado e aumentar o faturamento e os resultados de negócios. Professora e produtora de eventos empresariais.

Leticia Krasnhak
Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Minibiografia
Relações Públicas apaixonada pela profissão e pelos desafios e aprendizados que a área proporciona. Atuação no mercado de comunicação e gestão de varejo por mais de 10 anos. Experiência em agências de comunicação com foco em assessoria, digital e live marketing. Mestre em Administração com ênfase em Marketing, especialização em Marketing Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Empresas. Atualmente é professora dos cursos Multicom na Escola de Belas Artes da PUCPR e consultora em projetos de Relações Públicas envolvendo estratégias de comunicação e marketing.

Maria Alice Machado
Companhia Sulamericana de Distribuição

Minibiografia

Gaúcha de Porto Alegre/RS, apaixonada por conhecer histórias e pessoas. Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing Estratégico pela PUCRS. Possui mais de 10 anos de experiência nas áreas de Comunicação e Marketing, sendo os últimos cinco anos focados em Comunicação Interna, Endomarketing tendo em seu currículo cursos e eventos voltados para a área.

 

Com passagem por grandes empresas como Agibank, Melnick e Grupo Dimed. No momento, atua como Coordenadora de Comunicação Interna na Companhia Sulamericana de Distribuição, na cidade de Maringá/PR.

Mariana Angulski
Grupo GPAC Comunicação Integrada

Minibiografia
Atualmente Coordenadora de Atendimento no Grupo G/PAC, 3ª agência no ranking estadual do Cenp-Meios 2021, reside em Curitiba, no Paraná. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2018.

Com 7 anos de atuação no mercado, tem experiência em gestão estratégica de comunicação e de projetos, voltada ao posicionamento de marcas e relacionamento. Está à frente da conta Above Cosméticos, no segmento de cuidados pessoais. Já realizou ações como o Big Brother Brasil 2021, lançamento de embaixadores de marca como Neymar Jr., Luciano Huck e Angélica.

Atuou em comunicação nos segmentos de indústria farmacêutica, mercado imobiliário, produção cultural e entretenimento em instituições públicas e privadas, varejo, alimentação, saúde animal e utilidades domésticas.

Mayara Thalita de Almeida
Mercadológika

Minibiografia
Bolsista do ProUni formada em Relações Públicas pela PUCPR, Mayara Almeida é considerada a principal representante da profissão em Araucária, município onde reside.

Apesar de viver na região metropolitana de Curitiba, o seu trabalho desconhece barreiras. A candidata é especialista em copywriting e já atendeu empresas do Brasil inteiro, nos mais variados segmentos – desde empresa de cultivo indoor, até imobiliárias de luxo.

 

Também já produziu artigos sobre advocacy e defesa dos direitos LGBTI+, além de participações em livros sobre política. Atualmente, trabalha exclusivamente com redação e assessoria de comunicação.

Victor C. M. de Souza
Century

Minibiografia
Victor tem 24 anos e é graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com MBA em Transformação Digital e o Futuro dos Negócios pela PUC-RS. Atua na área da comunicação desde 2016, quando, junto à sua turma, fundou a Conecte Comunicação, a primeira Empresa Júnior do curso de Relações Públicas da UEL, que hoje encontra-se na 5ª gestão.

Apaixonado pelo universo das marcas, comunicação, inovação e tecnologia, Victor está hoje à frente do Departamento de Marketing da Century – uma das maiores indústrias de estofados de alto padrão do país, com atuação nacional e internacional, situada na região de Maringá-PR – e tem trabalhado para reposicionar a marca no mercado após mudança de gestão e rebranding, implementando projetos que vão de comunicação interna à transformação digital.

 

Além disso, cofundou e empreende desde 2019 com a Nexio Studio, um studio de Branding e Design 100% digital que une criativos de todo o país à uma metodologia própria, para ajudar empresas a se conhecerem e se posicionarem no mercado.

Victor vê com muita clareza em sua atuação a diferença da visão de mundo e de mercado que sua formação em Relações Públicas lhe proporcionou e se vê aplicando-a em cada estratégia e projeto desenvolvido.

 

São Paulo

Gustavo Costa
Síguini

Minibiografia
Gustavo é cria de agência, com passagens por clientes como Remy Cointreau, Klabin e Coca-Cola FEMSA, além de ser um pesquisador nato, seu projeto científico é voltado para a ética, reputação e posicionamento, sendo publicado pela Revista Anagrama da USP. Não satisfeito, ele é colunista de RP para o Observatório da Comunicação Institucional sendo, também, premiado pela Aberje com ações para a Sabesp.

Laís Almeida Fukuda
Social Media/Autônoma

Minibiografia
Geminiana, 27 anos, fã de anime. Tenho facilidade em me comunicar e em me adaptar. Sou boa com redação e oratória. Assumi minha paixão por Moda, Beleza e Estilo, embora venha me especializando em Gestão de Tráfego (Facebook e Google ADS). “O mundo é um moinho”, mas dá para melhorar… Dattebayo! 🙂 | Graduada em Relações Públicas pela UNESP Bauru, foi Estagiária em Desenvolvimento da INCOP – UNESP Bauru e já atuou como Social Media de alguns perfis como @rb.english, @thais_cordeiro, @psicodanicordeiro, @spacojt, @_spacogourmet e @camilaathayde.

Lais Rodrigues
MGC HOLDING

Minibiografia
Relações-públicas formada pela FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduanda em Big Data, Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário Belas Artes de SP. 

Possui mais de 8 anos de experiência no mundo Digital, ingressando na época em que as empresas começaram a compreender a importância das ações nas Mídias Sociais, seja com brand, reputação ou relacionamento. 

Atuou em diferentes segmentos, tais como Educação, Dermocosméticos, Agências de Comunicação e Assessoria de Imprensa, com produção e gestão de conteúdo, planejamento, marketing de influência, posicionamento de marca e gestão de projetos.

Foi congressista Irtecom Júnior 2015 e medalhista no 33º PRÊMIO ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas). 

Ministra palestras sobre RP e Marketing Digital, Criação de Conteúdo Institucional e Relacionamento com Influenciadores.

Leandro Dias
Autônomo

Minibiografia
Formado pela PUC-Campinas, trabalha com criação de conteúdo, conecta relações públicas, fotografia, vídeo, design, de forma estratégica, buscando sempre uma comunicação objetiva, humana e com resultado. 

Luana Siegl
Squid

Minibiografia
Formada em Relações Públicas pelo Centro Universitário Belas Artes, fui criadora e idealizadora do projeto de TCC que deu origem a Siegl Co.

O projeto visava criar uma marca de roupas que contribuiria na inserção das práticas de humanização no setor de moda, por meio de ações socioambientais,
diálogos e promoção de experiências com o consumidor. 

Atualmente trabalho com marketing de influência e possuo experiência no universo de performance digital.

Maria Eduarda Radzvilaviez Rossi Sant’Ana
Henkel

Minibiografia
Formada em Relações Públicas, tem buscado conhecer todo o ciclo de produção e consumo de comunicação, passando por experiências em mídia, agência de comunicação e empresa. Desse modo, busca entender as necessidades e demandas de cada um desses setores, a fim de aproveitar todas as brechas e oportunidades. Iniciou sua carreira na Mega Brasil Comunicação, atuando nos núcleos de geração de conteúdo e eventos. Passou pela produção dos veículos digitais da empresa, como Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio/TV Mega Brasil Online, newsletter Direto da Redação, Portal Mega Brasil, bem como no planejamento, produção e gestão de eventos corporativos. Na Fundamento Grupo de Comunicação, atuou na produção de releases e conteúdos para portais corporativos. Atualmente trabalha na Henkel, com foco de atuação voltado à Comunicação Interna, produzindo conteúdos para campanhas e canais internos. Também realiza a interface de produção com fornecedores (TV Corporativa, agência de comunicação, live-Mk, etc), além de atuar na organização de eventos. Integra a equipe responsável pela coordenação e gestão da página institucional da Henkel América Latina, no Facebook.

No quesito acadêmico, é formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com cursos complementares pela SAGA – Computação Gráfica; ESPM (Mensuração de Resultados em Comunicação); Faculdade Cásper Líbero (Planejamento Estratégico para Mídias Sociais); e Yale University (The Science of Well-Being). Também participou do Social Media Week, pela ESPM, e atualmente cursa Pós-graduação em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela ECA/USP.

Priscila Sonnewend
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

Minibiografia
Profissional de Relações Públicas que descobriu a paixão pela comunicação por meio do relacionamento responsável, sensível e real com os públicos de uma organização. Acredita que as relações públicas conscientes podem possibilitar a transformação nos contatos entre as pessoas e as instituições.

Categoria Mercado

Paraná

Amanda Meyer Guariba
ADAMA

Minibiografia
Formada em Relações Públicas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), com Especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela mesma Universidade e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela ISAE/FGV.

Em 2021 completa 10 anos de formação e dedicação à Comunicação. Trabalhou em grandes projetos em São Paulo e Curitiba, retornou a Londrina em 2017 para trabalhar no Grupo A.Yoshii e até setembro deste ano esteve na coordenação da Comunicação Institucional da construtora. Recentemente assumiu um novo desafio na área de Comunicação de Marketing da ADAMA – leia-se “Adamá”, uma das maiores empresas de proteção de cultivos do mundo.

Bruno Schwarzer
Amcham-Brasil

Minibiografia
Relações-Públicas pela UFPR e antropólogo em formação pela PUCPR. Como coordenador das áreas de Produtos & Serviços e Desenvolvimento de Negócios da Amcham (Câmara Americana de Comércio) no Paraná e em Santa Catarina, lidera as estratégias e a equipe responsável por mapear o mercado e promover conexões transformadoras para empresas de todos os portes e setores. Coordena programas de inovação, projetos de educação corporativa e trilhas de networking e benchmark entre empresários locais.

Dafne Wandressa Salvador
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR

Minibiografia
Relações-Públicas atuando como Chefe da Unidade de Comunicação do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR, desde agosto de 2019. Foi membro do Comitê de Crise, da instituição, para combate à pandemia da COVID-19 e vice coordenadora de projetos de extensão, desenvolvido no Hospital de Clínicas, para divulgar à sociedade, com linguagem não técnica, informações sobre o Coronavírus e suas implicações nos diferentes âmbitos.

Atuou também como docente de graduação, tendo como mais recente experiência lecionar na Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora e autora de conteúdos relacionados ao processo de construção social das narrativas organizacionais. Formada pela Universidade Federal do Paraná em Comunicação Social, habilitada em Relações Públicas e Jornalismo; Especialista em Marketing Empresarial; e Mestre em Estratégia e Análise Organizacional.

Gisele Passos Lima Romanel
FLAMMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL e VIVA MARKETING DIGITAL

Minibiografia
Relações-Públicas formada pela UFPR em 2000, quando também fundou a Flamma Comunicação Organizacional. Em uma época em que as assessorias de imprensa e as agências de publicidade dominavam o mercado da Comunicação, a Flamma trouxe uma proposta mais completa, atendendo às necessidades de organizações de todos os portes e segmentos. Em 20 anos de mercado, Gisele Passos formou muitos profissionais de Comunicação que hoje têm carreira destacada no mercado do Paraná.Em 2020, agregou o serviço de Marketing Digital à Flamma Comunicação Organizacional, como micro-franqueada da Viva Marketing Digital, completando o mix de serviços ofertados pela Flamma.

Seguiu estudando: graduou-se também em Jornalismo (UFPR), especializou-se em Comunicação Empresarial (PUCPR) e Gestão de Negócios (UFPR) e fez mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (UFPR). Em 2005 também começou uma carreira no Ensino Superior, como professora universitária de graduação (Eseei, Faculdades Opet e PUCPR) e pós-graduação (PUCPR e ESIC), como produtora de conteúdo acadêmico para cursos EaD (PUCPR e Sagah) e como revisora técnica  de cursos de Comunicação e Marketing (Sagah).

Membro da Rede Brasileira de Gestão da Imagem (RBGI) e da Janela do Empreendedor, Gisele Passos trouxe o olhar estratégico e sinérgico de RP para a Comunicação do Estado.

Guilherme Lopes
CBN Londrina

Minibiografia
Relaçõe-Públicas pela Universidade Estadual de Londrina, MBA em Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Mestre em Management pela Middlesex University of London. Atuação no mercado como Diretor Comercial das rádios CBN Londrina, Ayoba FM, Mundo Livre Londrina e, recentemente, CBN Curitiba. Diretor da Associação dos Profissionais de Propaganda, Capítulo Londrina; da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – Jovem; e membro do Fórum Desenvolve Londrina. Com atuação engajada, enquanto executivo influente na comunidade e diretor de veículos de comunicação, para o constante desenvolvimento da nossa região.

Ramon Fernandes
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Minibiografia
Possui graduação em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (2007), especialização em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidade de Córdoba (2013) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Coordena o Medialab Foz (www.medialabfoz.com), um projeto da Universidade Federal da Integração Latino-americana com foco em investigações sobre controvérsias digitais. Integra o grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR – http://www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br/). É vice-coordenador do Pint of Science Foz do Iguaçu desde 2018. Atualmente é Secretário de Comunicação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem foco na pesquisa em comunicação digital, comunicação política, mediações tecnológicas, redes sociais, redes sociotécnicas e métodos de pesquisas no ambiente digital.

São Paulo

Celia Radzvilaviez
Mega Brasil Comunicação

Minibiografia
Relações-Públicas pela Universidade Católica de Santos. Trabalhou por oito anos como responsável pelo setor de Relações Públicas da Carbocloro Indústrias Químicas, à época em que o capital da empresa estava dividido entre Unipar e a norte-americana Oxypar. Em 1994, assumiu a Diretoria de Relações Públicas da Mega Brasil Comunicação, atuando, desde então, de forma estratégica na criação e organização dos eventos da empresa como o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas; Mega Brasil Benchmarking; Prêmio Personalidade da Comunicação; Fórum do Pensamento, entre outros. Coordena, ainda o Departamento Comercial da Mega Brasil e do projeto do Anuário da Comunicação Corporativa, publicação referência no mercado da Comunicação Empresarial. Célia Radzvileviez integra, também, o Conselho Deliberativo do Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação, instituição que reúne as empresas Maxpress, Jornalistas Editora, BusinessNews Online e Mega Brasil Comunicação, e responsável pelo Prêmio Latino americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR.

Gisele Lorenzetti
LVBA Comunicação

Minibiografia
Profissional de Relações Públicas formada pela FAAP, com especialização em administração de empresas, também pela FAAP e, mais recentemente, em compliance e governança corporativa pelo Insper.

Atua na área há 40 anos. Atualmente é CEO da LVBA Comunicação e presidente do conselho de ética da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, entidade da qual, em 2002, fez parte da fundação. Foi conselheira do Conrerp 2ª Região em três gestões.

Faz do propósito de sua agência, a LVBA, sua crença pessoal: comunicação influencia e transforma.

Isabel Luchesi
Santos Futebol Clube

 

Minibiografia
Coordenadora de Relações Públicas do Santos Futebol Clube, onde é responsável pelo relacionamento com atletas e ex atletas, influenciadores santistas, autoridades, organização de eventos e pelo programa de Responsabilidade Social do Santos, Muito Além do Futebol, além de ser responsável pelo protocolo de campo, nos jogos da equipe como mandante e cerimonial. Apaixonada pela profissão de Relações Públicas e pelo trabalho. 

Maira Manesco
Race Comunicação

Minibiografia
Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Na Race Comunicação (@racecomunicacao) desde 2013, há três anos assumiu o cargo de Gerente de Comunicação. Em sua carreira, coleciona experiências em comunicação corporativa, atuando estrategicamente em relacionamento com a mídia e públicos de interesse, gestão de redes sociais, gerenciamento de crises e media trainings.

Michelle Laboissiere
Pilares Relações Públicas

Minibiografia

Formada em Relações Públicas e Jornalismo pela Universidade de Taubaté – Unitau. Especializada em Planejamento de Conteúdo Digital e Assessoria de Imprensa. Empreendedora, mãe de 3 filhos.

Mais de 15 anos de experiência em Comunicação Corporativa, atuando com grandes marcas em diversos segmentos. Há 5 anos fundou a primeira Agência exclusivamente de Relações Públicas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba: a Pilares Relações Públicas que hoje tem abrangência nacional. 

Ser RP me faz pensar fora da caixa! E torna-se um prazer a oportunidade de, através do meu trabalho, criar novas estratégias e conexões que atendam às demandas dos nossos clientes, que inclusive, chegam até nós por indicação. Mas, como ninguém faz nada sozinho, me dedico na retenção dos melhores talentos para jogar o jogo comigo. Formei uma equipe especial em capacidade técnica, moral e comprometimento. O meu querido #TeamPilares

A Pilares RP nasceu em um momento muito especial. Era eu, um computador, um telefone e uma vontade imensa de dar certo! Fui em busca do que acredito ser o meu dom: impactar pessoas e marcas, impulsionando sonhos através das RRPP. Já são mais de 100 contas atendidas, e muitos contratos que viraram grandes amizades. E, ainda estamos no começo de tudo!

Pedro Alves
Mastercard Brasil

Minibiografia
Vice-Presidente Global de Comunicação da Mastercard com foco na vertical de Tecnologia e Operações. Na Mastercard desde 2017 como Diretor de Comunicação para Brasil, Pedro foi responsável por consolidar a área de Comunicação com Marketing, desenvolvendo uma abordagem integrada e estratégica. Neste novo papel na companhia, ele trabalhará em estreita colaboração com outras equipes para moldar e conduzir programas de comunicação que apoiem os programas de tecnologia da Mastercard em todo o mundo.

Pedro tem 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com experiência internacional em empresas B2B em marketing digital, relações institucionais, imprensa e engajamento com funcionários. É formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar na Mastercard, ele foi responsável pelo marketing digital e publicidade da GE na América Latina. Pedro liderou o patrocínio de ativação da GE para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Além disso, Pedro foi nomeado, em 2019, TOP 10 em Comunicação no Brasil pela PR SCOPE; em 2020, esteve em 2º lugar como Executivo de Comunicação Corporativa da região Sudeste pelo Prêmio Top Mega Brasil; TOP 10 RP pelo Conselho Regional de Relações Públicas; em 2021, TOP 3 Profissional Comunicação Corporativa pelo Prêmio Comunique-se; e palestrante do TEDx da UFABC.

Silvana Nader
Mendes & Nader Comunicação Corporativa

Minibiografia
Formada em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestrado em Psicologia – PUC-Campinas  com a  Dissertação : Perfil Criativo no Empreendedorismo Social . Orientadora: Profa. Dra. Solange M. Wechsler. Pós-Graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. MBA de Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração – FIA/USP. Pós Graduada em Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela Faculdade de Economia da Unicamp. Formação como Facilitadora em Pensamento Sistêmico como ferramenta de diagnóstico e planejamento nas organizações. Especialização em Educação pelo Grupo IBMEC . Professora de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Responsabilidade Social , Terceiro Setor e Sustentabilidade; Sócia diretora da Mendes & Nader Comunicação e Responsabilidade Social, que há  30 anos atua  no fortalecimento  da reputação  e  relacionamento de organizações com seus públicos estratégicos por meio de Relações Públicas, Responsabilidade Social, Programas de Voluntariado,  Assessoria de  Imprensa e Mapeamento e Gerenciamento de Crises de Opinião, Relacionamento com Stakeholders.

Atuação voluntária, em Gestão , Diretoria  ou   Conselho das seguintes organizações do terceiro setor    

  • Expedicionários da Saúde ,
  • Jaguatibaia – Associação de Proteção Ambiental ,
  • Associação de Assistência Social  São João Vianney,
  • Programa Jaguaré Caminhos (SP).

Viviani Mansi
Toyota do Brasil

Minibiografia

Trabalhou como executiva em empresas como MSD, Takeda, GE, Votorantim e hoje é diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade na Toyota para América Latina e Caribe, além de presidente da Fundação Toyota do Brasil. Faz parte do Conselho editorial da revista HSM Management, é diretora da ABRH Brasil e leciona em cursos de pós-graduação nas melhores faculdades do país. Foi considerada uma das TOP Voices do Linkedin, onde publica regularmente.

Willian Malfatti
Grupo Fleury

Minibiografia
MBA em Comunicação, Finanças e Relações com Investidores pela FIPECAFI e graduado em Comunicação/Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, acumula diversos cursos complementares em instituições de ensino como Faculdade Getúlio Vargas, FIA e Centro Paulista de Economia da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Desde 2005 no Grupo Fleury, exerce atualmente a função de Diretor de Relacionamento com Clientes, Relacionamento Médico, Comunicação, Marketing e Relações Institucionais. Anteriormente, resp ondeu pelas áreas de Comunicação da Deloitte e do Banco Société Générale no Brasil. É Presidente do Comitê Estratégico de Marketing da Câmara Americana (Amcham) e Diretor do Comitê de Comunicação da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED).

Categoria Academia

Paraná

Carolina Pineli
Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Minibiografia
Formada há 20 anos em Relações Públicas pela PUCPR, atuo como professora de cursos de Relações Públicas desde 2004. Na PUCPR desde 2017, ministro aulas e sou head da agência escola do curso, atendendo clientes internos (PUC e Grupo Marista) e externos, como ONGs. Também sou membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), trazendo discussões e novidades da área para o curso de graduação. 

Daniel de Oliveira Figueiredo
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Formado em Relações Públicas, mestre em Comunicação e Doutor em Linguagem. Ex-sócio do Instituto de Pesquisa em Londrina-PR (2010-2012). Trainee na Editora Abril – Cargos de Gestão em 2010. Atual Coordenador do Curso de Relações Públicas da UEL – Universidade Estadual de Londrina, como Professor Adjunto do Departamento de Comunicação.

Francieli Mognon
Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Minibiografia
Formada em Relações Públicas, Mestre em Tecnologia em Saúde e Doutora em Ciências da Saúde pela PUCPR. Professora Titular do Curso de Graduação da Escola de Belas Artes da PUCPR. Atualmente é Coordenadora dos Cursos Multiartes da Escola de Belas Artes da PUCPR, foi Coordenadora do Curso de Relações Públicas da PUCPR(2 013 – 2020). Atuou como conselheira do Conselho Universitário e da Câmara de Graduação e Cursos Sequenciais da PUCPR e do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas (2012-2015). Tem experiência na área de Comunicação em Saúde; administrou projetos de pesquisa no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (2001-2008) e gestora de projetos no Centro de Tecnologia Celular (2009-2012), ambos na PUCPR. Atua também nas áreas de comunicação interna, organizacional e gestão de eventos. Acredita que a comunicação deve ser humanizada e as relações precisam ser construídas de maneira transparente e ética, o que faz se apaixonar cada vez mais pelo universo das Relações Públicas. 

Juliana Barbosa
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Relações-Públicas com 24 anos de experiência profissional, Juliana Barbosa é especialista em Comunicação Organizacional e tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL. Atua com gestão de eventos, comunicação interna, campanhas educativas e projetos culturais. Na área acadêmica desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas e privadas desde 2002. É idealizadora do projeto cultural Estação Samba, líder no Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Londrina e coordenadora local do Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba.  

Marcos José Zablonsky
Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Minibiografia
Professor titular da PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – PUCPR no Curso de Comunicação Social nas habilitações de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema e Audiovisual. Exerce a profissão também na pós-graduação da PUCPR e Católica de Santa Catarina. Professor na disciplina de negociação e persuasão na SLASH EDUCATION, Supervisor de estágio nos cursos MULTICOM da Escola de Belas Artes da PUCPR. Membro do NDE do American Academy da PUCPR e do Núcleo de Empregabilidade e Oportunidade do PUCCARREIRAS.  Larga experiência na iniciativa privada na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Relações Institucionais e Marketing. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas, Especialização em Administração de Marketing Avançado, Mestre em Educação na área de concentração em Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente.  Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu na PUCPR na área de concentração Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores na linha de pesquisa em História e Políticas da Educação. Consultor na área de marketing, opinião pública, marketing político e gestão de mátriculas em IES. Em 2017 foi agraciado com o prêmio “Professor Destaque” em práticas de metodologias ativas pelo CREARE da PUCPR.  Em 2018 passou a   integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis (Portaria 600-612 de 12 de julho de 2018 publicado D.O.U). Finalista em 2020 do PRÊMIO PROFISSIONAL DO ANO – RELAÇÕES PÚBLICAS – 2 ª REGIÃO CONRERP.

Marta Motta Martins
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Relações Públicas Empresariais, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ciências da Comunicação, área de Concentração Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP, da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação, área de Concentração Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP, da Universidade de São Paulo. Pesquisadora das temáticas Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, apontando para o uso do diálogo e de interações face a face como objeto de estudo. Foi Professor Adjunto do curso de Relações Públicas, na
Universidade Estadual de Londrina – UEL durante 29 anos, tendo ministrado disciplinas de múltiplos eixos do campo profissional. Coordenou e foi docente em cursos de pós-graduação em Comunicação Organizacional da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Focou o ensino de técnicas para uso de comunicação oral e audiovisual nos relacionamentos com públicos estratégicos. Atuou nos pilares de ensino, pesquisa e extensão durante a carreira docente.
Aposentou-se em março de 2021.

Nicole Kollross
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Minibiografia
Idealizadora e editora-chefe da Revista de Bamba. Pós-doutorado em Educação (UFPR, 2016- ), na linha de pesquisa de “Diversidade, Diferença e Desigualdade Social”, vinculada ao grupo de pesquisa “Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade” (Labin), coordenado pela prof.ª dr.ª Maria Rita de Assis César. Doutorado (com bolsa de dedicação exclusiva pela CAPES) em Comunicação e Linguagens (UTP, 2013-2017), na linha de pesquisa de “Processos Midiáticos e Práticas Comunicacionais” (a partir da qual cumpriu estágio docência), vinculada ao grupo de pesquisa “Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais” (Incom), coordenado pela prof.ª dr.ª Kati Eliana Caetano. Mestrado (com bolsa de dedicação exclusiva pela CAPES) em Sociologia (UFPR, 2009-2011), na linha de pesquisa “Cultura e Sociabilidades” (a partir da qual cumpriu estágio docência). Bacharelado em Relações Públicas (UFPR, 2004-2007) e em Publicidade e Propaganda (UFPR, 2008-2009). Professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UNINTER, 2016- ), e de Comunicação Social (UFPR, 2012-2013 / 2018-2019)). Coordenou a Agência Experimental de Relações Públicas – Prattica/UFPR (2012-2013) e, ainda, compôs o grupo docente do Laboratório de Mídia, Consumo e e Cultura – Sinapse/UFPR (2018-2019). Também lecionou no Centro de Qualificação Profissional – Ello (2013-2014), e na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná – Facet (2011). Professora homenageada no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná, nas formaturas dos anos de 2013 e 2014. 

Regiane Regina Ribeiro
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Minibiografia
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Tem graduação em Comunicação Social – Relações Públicas. Líder do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): NEFICS – Núcleo de Estudos em Ficção Seriada. Professora Permanente do Programa de Pós graduação em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação e Formações Socioculturais. Atual diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design e coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. 

Renato Martins
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Professor e ex-coordenador do Curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina, PR. Curso com nota máxima nas avaliações oficiais e extra-oficiais. Avaliador do MEC/INEP com mais de 100 avaliações Institucionais, de EAD, e de Cursos. Avaliador da Secretaria de Educação do Paraná e de Santa Catarina. Aposentado em Maio de 2021, tendo trabalhado durante 40 anos como Professor. Membro do Conselho de Administração da AEBEL/ Hospital Evangélico de Londrina.

Zilda Andrade
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Relações-Públicas, formada pela UEL (1993), com doutorado em Comunicação pela ECA/USP (2010), mestrado em Comunicação pela PUC/SP (2001), especialista em Relações Públicas Empresariais pela UEL (1997).

Docente temporária do Departamento de Comunicação da UEL de 1996 a 1998. É docente efetiva do Departamento de Comunicação da UEL, área de relações públicas, desde 1998.

No curso de Relações Públicas foi responsável por disciplinas de eventos, gestão dos públicos, oficinas de relações públicas, fundamentos de relações públicas, ética profissional. ética organizacional e gestão de crises. Ministrou disciplinas nas especializações em Comunicação Organizacional, em Eventos e em Comunicação com o Mercado. Orientou trabalhos de conclusão de curso da graduação e da pós-graduação. Participou de bancas na graduação e na pós-graduação.

Atuou como coordenadora e colaboradora em projetos de extensão e de pesquisa. Coordena atualmente o Programa de Formação Complementar “Evento como estratégia de fortalecimento do conceito do curso e profissão de Relações Públicas”, sendo responsável pelo auxílio na organização de eventos institucionais e de vários setores da UEL, além de integrar a Coordenação Geral da Feira das Profissões: conhecendo a UEL e das Comemorações dos Aniversários da UEL, desde 2016. Coordena também os eventos promovidos pelo Curso de Relações Públicas como a Jornada de Relações Públicas, Recepção dos Estudantes Ingressantes do Curso entre outras ações.

 

Foi Conselheira do Conselho Regional de Relações Públicas – CONRERP SP/PR, e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP. Fez parte da Coordenação Geral de congressos relevantes na área de comunicação como: Congresso Intercom Sul (2011), em parceria com cursos da área de comunicação de Londrina e Maringá e Congresso da Abrapcorp (2014).

Participou da gestão da UEL como Chefe do Departamento de Comunicação, Coordenadora do Colegiado do Curso de Comunicação e do Colegiado do Curso de Relações Públicas. Foi Vice-Diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA na gestão 2010-2014, depois foi eleita Diretora para a gestão 2014-2018.

Atualmente, é Diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade – PROEX/UEL. Como integrante dessa equipe, participou efetivamente das discussões da nova política de extensão da UEL e da regulamentação da Creditação da Extensão nos cursos de graduação. Faz parte também da Coordenação do grupo de trabalho para implementação da política de Arte e Cultura da UEL.

São Paulo

Aline Fernanda Lima Ferreira
Universidade de Taubaté (Unitau)

Minibiografia
Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Taubaté (Unitau); especialista em Gestão de Recursos Humanos e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Com mais de 20 de experiência, atua como coordenadora pedagógica e professora do curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté. Apaixonada pela profissão e pelo papel social que a atividade de Relações Públicas desempenha na sociedade, é responsável por apresentar “RP” paras as turmas iniciantes, assim como o mundo dos eventos e das ações sociais. Lecionou no curso de Relações Públicas do Centro Universitário Teresa D’Ávila e em cursos de pós-graduação na área de Comunicação Corporativa e Marketing. Hoje, no ambiente universitário, também atua na realização de eventos, no atendimento a estudantes  e na assessoria da Pró-reitoria de Extensão da Unitau.

Carolina Terra
Faculdade Cásper Líbero e USP

Minibiografia
Pesquisadora sênior integrante do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP, líder do grupo de pesquisa Influcom, pós-doutora, doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; formada em Comunicação Social/RP. Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é consultora de mídias sociais e RP Digitais, professora do mestrado e da graduação da Faculdade Cásper Líbero e de pós-graduações na USP.  É autora de diversos livros e capítulos, dentre eles Marcas Influenciadoras DigitaisComunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitaisMídias Sociais…e agora? e Blogs Corporativos, pela Difusão Editora e editora do blog RPalavreando.

Fabiana Moreira Gaviolli
UniSant’Anna

Minibiografia
Relações-Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Sócia-diretora da Sitepark Estacionamentos e da Sitecom Consultoria. Coordenadora de Comunicação Interna e da Comunicação de Crise do UniSant’Anna. Coordenadora, há 3 anos, e professora, há 11 anos, dos cursos de Relações Públicas; Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Implantou a área de Comunicação da Junior Achievement São Paulo. É consultora, palestrante e ministra treinamentos em Comunicação no Terceiro Setor, Empreendedorismo e Mídias Sociais desde 2006, para empresas como Dell, Baxter, Neoris, Mastercard, Suzano Papel e Celulose, GE, AT&T, Caterpillar, HSBC, Ultragaz, Citibank, Linx, entre outras. Jurada do prêmio ABRP, Prêmio Universitário Aberje, Expocom e Intercom. 

José Felício Gossain Murade
Universidade de Taubaté (Unitau)

Minibiografia
Professor há 33 anos, possui graduação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestrado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2005).Foi Secretário de Turismo e Lazer na Prefeitura Municipal de Guaratinguetá 2017 – 2019. Foi Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias da UNITAU 2010 – 2014. Foi diretor do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, de 1996 a 2000 e de 2004 a 2008. Foi diretor superintendente da Rádio Educativa TV UNITAU até 2015. Diretor presidente da FUNAC – Fundação de Arte, Cultura, Educação, Turismo e Comunicação da UNITAU 2014 – 2018. Lecionou na PUC-Campinas, UMC, FATEA, UNISAL-Lorena. É professor doutor concursado pela Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação,Turismo, Cultura Popular, Meio Ambiente com ênfase na Educomunicação. Ministrou aulas no curso de pós-graduação Lato Sensu em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing. Ganhou, entre outros, o Prêmio Opinião Pública em 2008, na modalidade Relações Públicas e Meio Ambiente; o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade Ambiental, o Prêmio Melhores Práticas de Comunicação das Universidades Brasileiras pelo Instituto Brasil sem Fronteira e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.  Foi secretário de Turismo de Aparecida – SP – 1991 – 1996. Atualmente é professor no Departamento de Comunicação nas disciplinas “Planejamento de Relações Públicas” e “Processos Estratégicos de Relações Públicas”. É presidente da Comissão Especial de Marketing da UNITAU.

Marcus Vinicius Bonfim
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e Universidade Anhembi Morumbi

Minibiografia
Relações-públicas e consultor, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Professor dos cursos de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e da Universidade Anhembi Morumbi. Membro do CiteLab – Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação da UFF. Membro do Comitê Brasil UNESCO MIL Alliance para alfabetização midiática e informacional e da coordenação acadêmica do Movimento Afro Presença.

Maria Aparecida Ferrari
Universidade de São Paulo USP

Minibiografia
Livre-docente (2017), Professora Doutora em Ciências da Comunicação (2000) e Mestre (1995) pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.

É socióloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFLHC/USP.

Foi diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo no período de 2001 a 2008 e coordenadora do curso de Relações Públicas na mesma universidade, Universidade Metodista de São Paulo, de 2000 a 2009.

Desde 2000 é professora-pesquisadora dos programas de Pós-Graduação e Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Sua trajetória profissional teve início na Diretoria de Comunicação Social do SENAI-SP, como profissional de Relações Públicas, entre 1982 a 1992.

Foi a primeira professora do curso universitário de Relações Públicas no Chile, criado em 1992 e se desempenhou como docente na Universidad de Viña del Mar. Além da referida universidade, também trabalhou na Pontifica Universidad Católica de Chile e na Universidad del Pacífico, de 1992 a 1997.

É sócia-fundadora da ABRAPCORP – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas e foi diretora de Relações Públicas e de Publicações da entidade para o período de 2008 a 2014.

É associada ao CONRERP SP/PR, registro 1075.

Últimas publicações:

Em junho de 2018 lançou o livro: “Tejiendo sustentabilidad desde la Comunicación en América Latina”. Autores: Maria Aparecida Ferrari e Ana María Durán. EditoraUniversidad del Azuay, Equador.

E, maio de 2017 organizou e lançou o livro “Aprendizagem Ativa: Contextos e Experiências em Comunicação”, juntamente com Célia Retz, pela editora da UNESP, Bauru, Brasil.

É co-autora do livro Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos, juntamente com James Grunig e Fábio França, 2ª. edição revisada e ampliada, Editora Difusão, São Paulo, 2011.

Com Fábio França produziu duas outras obras: Relaciones Públicas: naturaleza, función y gestión de las organizaciones contemporáneas, editorial La Crujía, Buenos Aires, Argentina, 2011 e “Gestión de Relaciones Públicas para el éxito de las organizaciones”, por la Editorial Universidad San Martín de Porres, Lima, Perú, 2012.

Participou com capítulos nas seguintes obras internacionais:  Chapter 18 – Public relations in Chile: searching for identity amid imported models – livro: The Global Public Relations Handbook: Theory, research and practice I. Krishnamurthy Sriramesh y Dejan Vercic (orgs.), Editorial Lawrence Erlbaum, 2003 – vol. I; Chapter 33 – Overview of Public Relations in Suth America y Chapter 35 – Public relations in Chile: searching for identity amid imported models – livro: The Global Public Relations Handbook: Theory, research and practice II. Krishnamurthy Sriramesh y Dejan Vercic (orgs.), Editorial Lawrence Erlbaum, 2009 – vol. II; Capítulo 12 – Comunicación, relaciones públicas socialmente responsable, el caso de Brasil – livro: Comunicación Integral y Responsabilidad Social en las Organizaciones – María Antonieta Rebeil Corella (coord.). Centro de Investigación para la Comunicación Aplicada (CICA). Ciudad de Mexico, Universidad de Anahúac, 2009; Capítulo 5 – Teorias e estratégias de relações públicas – livro: Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Margarida M. K. Kunsch (org.), São Paulo, Editorial Difusão, 2008; Capítulo 15 – Relações Públicas Contemporâneas: a cultura e os valores organizacionais como fundamentos para a estratégia da comunicação – livro: Relações Públicas: História, Teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo, Editora Saraiva, 2009; Capítulo 3 – Perspectivas das relações públicas: resultados do Excellence study para a comunicação nas organizações. Autores: James E. Grunig, Larissa Grunig y Maria Aparecida Ferrari – livro: Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Campos Acadêmicos e Aplicados de Múltiplas Perspectivas. São Paulo, Editora Difusão, 2009. Capítulo 7 – Relações Públicas: gestão estratégica de relacionamentos – livro: Comunicação Organizacional estratégica: apostes conceituais e aplicados. São Paulo, Saraiva, 2016.

Autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

É membro de comitês editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais.

Desde 2000 é professora-visitante de várias universidades latino-americanas, como Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Universidad del Norte, Barranquilla e Universidad de La Sabana e Universidad del Norte, na Colombia; Universidad del Azuay, Cuenca, no Equador, Pontificia Universidad Católica del Uruguay, no Uruguai; Universidad San Martín de Porres, Lima, Perú.

Sua linha de investigação aborda os temas: Relações Públicas, Gestão da Comunicação, Comunicação Intercultural e Interseccionalidades, Gênero e Violência e Cultura Organizacional.

Maura Padula
PUC-Campinas

Minibiografia
Graduada em Relações Públicas (FAAP), tem especialização e mestrado em Marketing e doutorado em Ciências da Comunicação (USP). Atuou em agências de comunicação, foi gestora de marketing no sistema Unimed por 10 anos e desde o ano 2000 é professora na PUC-Campinas, nos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Foi diretora adjunta do Centro de Linguagem e Comunicação da Puc-Campinas entre 2009 e 2014 e diretora da faculdade de Relações Públicas 2014/2018. Atualmente, coordena o curso de especialização em Comunicação Corporativa e Estratégias Digitais. É, também, sócia na Stampa Comunicação, Assessoria especializada em comunicação empresarial e assessoria de imprensa.

Mércia Segala Bruns
Universidade de Sorocaba

Minibiografia
Mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Marketing pela ESAMC, Graduada em Comunicação Social e Relações Públicas pela Fundação Karnig Bazarian. É Professora e Coordenadora do curso de Graduação em Relações Públicas da Uniso – Universidade de Sorocaba, Sócia na Athvz Gestão e Comunicação e Consultora em Gestão de Projetos e Comunicação. Possui experiência profissional de mais de 20 anos em comunicação corporativa, responsabilidade socioambiental, planejamento estratégico, gestão de crise e reputação, mídia training, diagnóstico de clima organizacional e cultura organizacional, relacionamento com stakeholders e eventos corporativos e sociais. Atuou em empresas multinacionais como 3M do Brasil, Coca-Cola, Grupo Schincariol (atual Heineken). No Senac foi Coordenadora da Pós-Graduação em Administração e Organização de Eventos e Gestão de Marketing. Atuou como Conselheira Efetiva no CONRERP – Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região – São Paulo/Paraná – Gestão 2016/2018.

Sergio Andreucci
Faculdade Cásper Líbero e USP

Minibiografia
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Administração em Marketing pela FECAP. Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.

Atual coordenador e professor decano do curso de graduação em Relações Públicas e professor de pós-graduação do curso de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero.

Professor convidado dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Comunicação e Marketing, Comunicação Política e de Gestão Estratégica de Eventos da ECA/USP.

Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Gestão 2020-2022).

Consultor de empresas especializado em gestão de riscos corporativos de comunicação, projetos socioeducacionais e de marketing cultural.

Foi coordenador e professor do curso de Relações Públicas da Fapcom (2017-2020), coordenador dos cursos de comunicação da Unisal (2001-2006), professor da Unisantana, professor de pós-graduação da FIA, ESPM e Metodista.

 

Como executivo de mercado há 32 anos, foi Relações Públicas e gerente de marketing da CESP- Companhia Energética de São Paulo, diretor de comunicação da Elektro, diretor de marketing da Cisne Negro Cia. de Dança e sócio-direitor da Agencia de RP Andreucci Comunicação durante 21 anos.

Solange Aparecida Moura
Centro Universitário Belas Artes

Minibiografia
Mestre pelo Programa de Ciências da Comunicação na ECA/USP. Pós-Graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na ECA/USP. Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas. Atualmente leciona no Centro Universitário Belas Artes no curso de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Até 2014, atuou como docente nos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Rio Branco. Em 2013 foi docente do Complexo Educacional FMU- UniFIAMFAAM nos cursos de Relações Públicas, RTV e Publicidade e Propaganda. Lecionou de 1999 a 2013, nos cursos de Relações Públicas,Jornalismo, RTV e PP, da UNISA – Universidade de Santo Amaro. Na UNISA foi também professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso – Projetos Experimentais em Relações Públicas e Monografias. Lecionou na Uni-Ítalo no Curso de Secretariado Bi-lingue. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Comunicação Organizacional.Trabalha com agência de comunicação própria e como Consultora de Relações Públicas do PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, atuou no âmbito do Programa Cultura Viva do MinC – Ministério da Cultura -, e especificamente na divulgação nacional do projeto Pontos de Cultura. Fez parte da comissão avaliadora de Projetos Sociais das Universidades de todo o Brasil que participavam do Concurso Banco Real/Unisol. Na ABRP – Associação Brasileira de Relações Públicas é membro convidado do júri do Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas. (Texto informado pelo autor)

Categoria Revelação

Paraná

Daniela Barbosa
Comuniquerp

Minibiografia
Relações-públicas estrategista em reputação e comunicação, especialista em Linkedin para Negócios. Sou CEO da Comuniquerp, empresa de gestão de reputação corporativa que tem como missão ajudar Líderes e marcas a comunicarem reputação através de um posicionamento assertivo para gerar mais confiança da marca no mercado e aumentar o faturamento e os resultados de negócios. Professora e produtora de eventos empresariais.

Maria Alice Machado
Companhia Sulamericana de Distribuição

Minibiografia

Gaúcha de Porto Alegre/RS, apaixonada por conhecer histórias e pessoas. Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing Estratégico pela PUCRS. Possui mais de 10 anos de experiência nas áreas de Comunicação e Marketing, sendo os últimos cinco anos focados em Comunicação Interna, Endomarketing tendo em seu currículo cursos e eventos voltados para a área.

 

Com passagem por grandes empresas como Agibank, Melnick e Grupo Dimed. No momento, atua como Coordenadora de Comunicação Interna na Companhia Sulamericana de Distribuição, na cidade de Maringá/PR.

Mariana Angulski
Grupo GPAC Comunicação Integrada

Minibiografia
Atualmente Coordenadora de Atendimento no Grupo G/PAC, 3ª agência no ranking estadual do Cenp-Meios 2021, reside em Curitiba, no Paraná. Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2018.

Com 7 anos de atuação no mercado, tem experiência em gestão estratégica de comunicação e de projetos, voltada ao posicionamento de marcas e relacionamento. Está à frente da conta Above Cosméticos, no segmento de cuidados pessoais. Já realizou ações como o Big Brother Brasil 2021, lançamento de embaixadores de marca como Neymar Jr., Luciano Huck e Angélica.

Atuou em comunicação nos segmentos de indústria farmacêutica, mercado imobiliário, produção cultural e entretenimento em instituições públicas e privadas, varejo, alimentação, saúde animal e utilidades domésticas.

São Paulo

Laís Almeida Fukuda
Social Media/Autônoma

Minibiografia
Geminiana, 27 anos, fã de anime. Tenho facilidade em me comunicar e em me adaptar. Sou boa com redação e oratória. Assumi minha paixão por Moda, Beleza e Estilo, embora venha me especializando em Gestão de Tráfego (Facebook e Google ADS). “O mundo é um moinho”, mas dá para melhorar… Dattebayo! 🙂 | Graduada em Relações Públicas pela UNESP Bauru, foi Estagiária em Desenvolvimento da INCOP – UNESP Bauru e já atuou como Social Media de alguns perfis como @rb.english, @thais_cordeiro, @psicodanicordeiro, @spacojt, @_spacogourmet e @camilaathayde.

Lais Rodrigues
MGC HOLDING

Minibiografia
Relações-públicas formada pela FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduanda em Big Data, Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário Belas Artes de SP. 

Possui mais de 8 anos de experiência no mundo Digital, ingressando na época em que as empresas começaram a compreender a importância das ações nas Mídias Sociais, seja com brand, reputação ou relacionamento. 

Atuou em diferentes segmentos, tais como Educação, Dermocosméticos, Agências de Comunicação e Assessoria de Imprensa, com produção e gestão de conteúdo, planejamento, marketing de influência, posicionamento de marca e gestão de projetos.

Foi congressista Irtecom Júnior 2015 e medalhista no 33º PRÊMIO ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas). 

Ministra palestras sobre RP e Marketing Digital, Criação de Conteúdo Institucional e Relacionamento com Influenciadores.

Maria Eduarda Radzvilaviez Rossi Sant’Ana
Henkel

Minibiografia
Formada em Relações Públicas, tem buscado conhecer todo o ciclo de produção e consumo de comunicação, passando por experiências em mídia, agência de comunicação e empresa. Desse modo, busca entender as necessidades e demandas de cada um desses setores, a fim de aproveitar todas as brechas e oportunidades. Iniciou sua carreira na Mega Brasil Comunicação, atuando nos núcleos de geração de conteúdo e eventos. Passou pela produção dos veículos digitais da empresa, como Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio/TV Mega Brasil Online, newsletter Direto da Redação, Portal Mega Brasil, bem como no planejamento, produção e gestão de eventos corporativos. Na Fundamento Grupo de Comunicação, atuou na produção de releases e conteúdos para portais corporativos. Atualmente trabalha na Henkel, com foco de atuação voltado à Comunicação Interna, produzindo conteúdos para campanhas e canais internos. Também realiza a interface de produção com fornecedores (TV Corporativa, agência de comunicação, live-Mk, etc), além de atuar na organização de eventos. Integra a equipe responsável pela coordenação e gestão da página institucional da Henkel América Latina, no Facebook.

No quesito acadêmico, é formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com cursos complementares pela SAGA – Computação Gráfica; ESPM (Mensuração de Resultados em Comunicação); Faculdade Cásper Líbero (Planejamento Estratégico para Mídias Sociais); e Yale University (The Science of Well-Being). Também participou do Social Media Week, pela ESPM, e atualmente cursa Pós-graduação em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela ECA/USP.

Categoria Mercado

Paraná

Amanda Meyer Guariba
ADAMA

 

Minibiografia
Formada em Relações Públicas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), com Especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela mesma Universidade e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela ISAE/FGV.

Em 2021 completa 10 anos de formação e dedicação à Comunicação. Trabalhou em grandes projetos em São Paulo e Curitiba, retornou a Londrina em 2017 para trabalhar no Grupo A.Yoshii e até setembro deste ano esteve na coordenação da Comunicação Institucional da construtora. Recentemente assumiu um novo desafio na área de Comunicação de Marketing da ADAMA – leia-se “Adamá”, uma das maiores empresas de proteção de cultivos do mundo.

Dafne Wandressa Salvador
Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR

Minibiografia

Relações-Públicas atuando como Chefe da Unidade de Comunicação do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR, desde agosto de 2019. Foi membro do Comitê de Crise, da instituição, para combate à pandemia da COVID-19 e vice coordenadora de projetos de extensão, desenvolvido no Hospital de Clínicas, para divulgar à sociedade, com linguagem não técnica, informações sobre o Coronavírus e suas implicações nos diferentes âmbitos.

Atuou também como docente de graduação, tendo como mais recente experiência lecionar na Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora e autora de conteúdos relacionados ao processo de construção social das narrativas organizacionais. Formada pela Universidade Federal do Paraná em Comunicação Social, habilitada em Relações Públicas e Jornalismo; Especialista em Marketing Empresarial; e Mestre em Estratégia e Análise Organizacional.

Gisele Passos Lima Romanel
FLAMMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL e VIVA MARKETING DIGITAL

Minibiografia
Relações-Públicas formada pela UFPR em 2000, quando também fundou a Flamma Comunicação Organizacional. Em uma época em que as assessorias de imprensa e as agências de publicidade dominavam o mercado da Comunicação, a Flamma trouxe uma proposta mais completa, atendendo às necessidades de organizações de todos os portes e segmentos. Em 20 anos de mercado, Gisele Passos formou muitos profissionais de Comunicação que hoje têm carreira destacada no mercado do Paraná.Em 2020, agregou o serviço de Marketing Digital à Flamma Comunicação Organizacional, como micro-franqueada da Viva Marketing Digital, completando o mix de serviços ofertados pela Flamma.

Seguiu estudando: graduou-se também em Jornalismo (UFPR), especializou-se em Comunicação Empresarial (PUCPR) e Gestão de Negócios (UFPR) e fez mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (UFPR). Em 2005 também começou uma carreira no Ensino Superior, como professora universitária de graduação (Eseei, Faculdades Opet e PUCPR) e pós-graduação (PUCPR e ESIC), como produtora de conteúdo acadêmico para cursos EaD (PUCPR e Sagah) e como revisora técnica  de cursos de Comunicação e Marketing (Sagah).

Membro da Rede Brasileira de Gestão da Imagem (RBGI) e da Janela do Empreendedor, Gisele Passos trouxe o olhar estratégico e sinérgico de RP para a Comunicação do Estado.

São Paulo

Celia Radzvilaviez
Mega Brasil Comunicação

Minibiografia
Relações-Públicas pela Universidade Católica de Santos. Trabalhou por oito anos como responsável pelo setor de Relações Públicas da Carbocloro Indústrias Químicas, à época em que o capital da empresa estava dividido entre Unipar e a norte-americana Oxypar. Em 1994, assumiu a Diretoria de Relações Públicas da Mega Brasil Comunicação, atuando, desde então, de forma estratégica na criação e organização dos eventos da empresa como o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas; Mega Brasil Benchmarking; Prêmio Personalidade da Comunicação; Fórum do Pensamento, entre outros. Coordena, ainda o Departamento Comercial da Mega Brasil e do projeto do Anuário da Comunicação Corporativa, publicação referência no mercado da Comunicação Empresarial. Célia Radzvileviez integra, também, o Conselho Deliberativo do Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação, instituição que reúne as empresas Maxpress, Jornalistas Editora, BusinessNews Online e Mega Brasil Comunicação, e responsável pelo Prêmio Latino americano de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR.

Gisele Lorenzetti
LVBA Comunicação

Minibiografia
Profissional de Relações Públicas formada pela FAAP, com especialização em administração de empresas, também pela FAAP e, mais recentemente, em compliance e governança corporativa pelo Insper.

Atua na área há 40 anos. Atualmente é CEO da LVBA Comunicação e presidente do conselho de ética da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, entidade da qual, em 2002, fez parte da fundação. Foi conselheira do Conrerp 2ª Região em três gestões.

Faz do propósito de sua agência, a LVBA, sua crença pessoal: comunicação influencia e transforma.

Isabel Luchesi
Santos Futebol Clube

Minibiografia
Coordenadora de Relações Públicas do Santos Futebol Clube, onde é responsável pelo relacionamento com atletas e ex atletas, influenciadores santistas, autoridades, organização de eventos e pelo programa de Responsabilidade Social do Santos, Muito Além do Futebol, além de ser responsável pelo protocolo de campo, nos jogos da equipe como mandante e cerimonial. Apaixonada pela profissão de Relações Públicas e pelo trabalho. 

Categoria Academia

Paraná

Carolina Pineli
Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Minibiografia
Formada há 20 anos em Relações Públicas pela PUCPR, atuo como professora de cursos de Relações Públicas desde 2004. Na PUCPR desde 2017, ministro aulas e sou head da agência escola do curso, atendendo clientes internos (PUC e Grupo Marista) e externos, como ONGs. Também sou membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), trazendo discussões e novidades da área para o curso de graduação. 

Juliana Barbosa
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Relações-Públicas com 24 anos de experiência profissional, Juliana Barbosa é especialista em Comunicação Organizacional e tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL. Atua com gestão de eventos, comunicação interna, campanhas educativas e projetos culturais. Na área acadêmica desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas e privadas desde 2002. É idealizadora do projeto cultural Estação Samba, líder no Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Londrina e coordenadora local do Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba.  

Zilda Andrade
Universidade Estadual de Londrina

Minibiografia
Relações-Públicas, formada pela UEL (1993), com doutorado em Comunicação pela ECA/USP (2010), mestrado em Comunicação pela PUC/SP (2001), especialista em Relações Públicas Empresariais pela UEL (1997).

Docente temporária do Departamento de Comunicação da UEL de 1996 a 1998. É docente efetiva do Departamento de Comunicação da UEL, área de relações públicas, desde 1998.

No curso de Relações Públicas foi responsável por disciplinas de eventos, gestão dos públicos, oficinas de relações públicas, fundamentos de relações públicas, ética profissional. ética organizacional e gestão de crises. Ministrou disciplinas nas especializações em Comunicação Organizacional, em Eventos e em Comunicação com o Mercado. Orientou trabalhos de conclusão de curso da graduação e da pós-graduação. Participou de bancas na graduação e na pós-graduação.

Atuou como coordenadora e colaboradora em projetos de extensão e de pesquisa. Coordena atualmente o Programa de Formação Complementar “Evento como estratégia de fortalecimento do conceito do curso e profissão de Relações Públicas”, sendo responsável pelo auxílio na organização de eventos institucionais e de vários setores da UEL, além de integrar a Coordenação Geral da Feira das Profissões: conhecendo a UEL e das Comemorações dos Aniversários da UEL, desde 2016. Coordena também os eventos promovidos pelo Curso de Relações Públicas como a Jornada de Relações Públicas, Recepção dos Estudantes Ingressantes do Curso entre outras ações.

Foi Conselheira do Conselho Regional de Relações Públicas – CONRERP SP/PR, e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP. Fez parte da Coordenação Geral de congressos relevantes na área de comunicação como: Congresso Intercom Sul (2011), em parceria com cursos da área de comunicação de Londrina e Maringá e Congresso da Abrapcorp (2014).

Participou da gestão da UEL como Chefe do Departamento de Comunicação, Coordenadora do Colegiado do Curso de Comunicação e do Colegiado do Curso de Relações Públicas. Foi Vice-Diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA na gestão 2010-2014, depois foi eleita Diretora para a gestão 2014-2018.

Atualmente, é Diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade – PROEX/UEL. Como integrante dessa equipe, participou efetivamente das discussões da nova política de extensão da UEL e da regulamentação da Creditação da Extensão nos cursos de graduação. Faz parte também da Coordenação do grupo de trabalho para implementação da política de Arte e Cultura da UEL.

São Paulo

Carolina Terra
Faculdade Cásper Líbero e USP

Minibiografia
Pesquisadora sênior integrante do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP, líder do grupo de pesquisa Influcom, pós-doutora, doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; formada em Comunicação Social/RP. Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é consultora de mídias sociais e RP Digitais, professora do mestrado e da graduação da Faculdade Cásper Líbero e de pós-graduações na USP.  É autora de diversos livros e capítulos, dentre eles Marcas Influenciadoras DigitaisComunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitaisMídias Sociais…e agora? e Blogs Corporativos, pela Difusão Editora e editora do blog RPalavreando.

Fabiana Moreira Gaviolli
UniSant’Anna

Minibiografia
Relações-Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Sócia-diretora da Sitepark Estacionamentos e da Sitecom Consultoria. Coordenadora de Comunicação Interna e da Comunicação de Crise do UniSant’Anna. Coordenadora, há 3 anos, e professora, há 11 anos, dos cursos de Relações Públicas; Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Implantou a área de Comunicação da Junior Achievement São Paulo. É consultora, palestrante e ministra treinamentos em Comunicação no Terceiro Setor, Empreendedorismo e Mídias Sociais desde 2006, para empresas como Dell, Baxter, Neoris, Mastercard, Suzano Papel e Celulose, GE, AT&T, Caterpillar, HSBC, Ultragaz, Citibank, Linx, entre outras. Jurada do prêmio ABRP, Prêmio Universitário Aberje, Expocom e Intercom. 

Marcus Vinicius Bonfim
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e Universidade Anhembi Morumbi

Minibiografia
Relações-públicas e consultor, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Professor dos cursos de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e da Universidade Anhembi Morumbi. Membro do CiteLab – Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação da UFF. Membro do Comitê Brasil UNESCO MIL Alliance para alfabetização midiática e informacional e da coordenação acadêmica do Movimento Afro Presença.

Hara Comunicação
https://haracomunicacao.com/

Câmara Municipal de Curitiba
https://www.curitiba.pr.leg.br/

 

FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
https://www.fapcom.edu.br/

 

Affinity Corretora de Seguros
https://affinitycorretora.com.br/

 

Collis Educacional
https://collis.com.br/

 

Grupo Editorial Summus
https://www.gruposummus.com.br/