Criatividade e Relações Públicas

Por Sibele Lopes, registro 4631
Relações-Públicas, Pós-Graduanda em Marketing Digital.

A criatividade é a habilidade de transformar ideias em produção, ideias originais em realidade. Descrita com a capacidade do indivíduo tornar coisas inéditas, além de criar, produzir, executar dando origem ao processo criativo.

Podemos dizer que criatividade nada mais é do que pensar “fora da caixa”, sair da zona de conforto, seguir hábitos para realizar algo original.

Todos nós somos criativos, exploramos a criatividade desde a infância. Ela faz parte do nosso dia a dia.

Muitos profissionais de diversas áreas, principalmente o RP estão migrando para área da criatividade e para começar pessoas criativas tem uma rotina diferente como: acordar cedo, exercitar-se regularmente, seguir uma agenda, trabalhar em qualquer lugar a qualquer hora, ficar ativo etc. O que pode atrapalhar na expansão da criatividade é a falta de organização, medos de críticas, receio de errar, não buscar conhecimento entre outras.

O surgimento do “digital” possibilitou que as pessoas estivessem conectadas o tempo todo e acessando centenas de diferentes canais, com isso o profissional de relações públicas através de plataformas, ferramentas, desenvolve conteúdos criativos. Para o RP ser criativo é diferenciar! Fundamental na transformação digital e destaca-se também na coletividade.

Criatividade e inovação caminham juntas e são de extrema importância para a área das relações públicas; com os avanços da tecnologia o RP tem autonomia para explorar a criatividade e entender que não terá limites e impactar no processo do trabalho.

Ter originalidade na criação, faz com que o profissional de relações públicas ofereça conteúdos ricos, diferenciados que prendam os leitores. Com isso, influencia as diversas transformações na área com a entrega de soluções e resultados.

Tecnologia, criatividade e inovação abre uma série de possibilidade aos relações públicas que estão sempre conectados com as tendências e estratégias de comunicação.   

Em momentos de crise, profissionais criativos como os relações públicas dentro do ambiente corporativo são extremamente essenciais para a solução dos problemas.

A tendência do futuro para as habilidades do RP na área de criatividade será requisitada cada vez mais. Concluindo, buscar inspiração insights, utiliza do profissional em obter melhores resultados em seus projetos no mercado voltado para comunicação, principalmente nas relações públicas.