Dicas Culturais e de Leitura de Março

Por Sibele Lopes
Relações- Públicas, Pós-Graduanda em Marketing Digital.

Masp

Dicas de leitura e culturais; Masp; Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/174514554295156425/

Em comemoração ao mês das mulheres, a nossa dica cultural será o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, no qual foi projetado por uma arquiteta “Lina Bo Bardi”. Você sabia?

O museu, fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, dirigido por Pietro Maria Bardi e projeto arquitetônico e expográfico desenvolvido pela arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. 

Por conciliar em sua arquitetura sem acabamentos as superfícies ásperas e suspensão, transparência e com leveza. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população; Lina Bo Bardi com seu projeto icônico na história da arquitetura, tornando-se um marco histórico no século XX. 

O Masp se tornou o primeiro museu moderno do país e o mais importante acervo de arte europeia no hemisfério sul. Sua coleção inclui produções das Américas, europeias, asiáticas e africanas onde reúnem mais de 11 mil obras nas quais abrangem esculturas, obras, pinturas entre outros. 

Para visitar o Masp é muito simples: acesse o site: https://masp.org.br/  ou para conferir a programação digital clique aqui: https://masp.org.br/eventos/digital

Dica de Leitura 

Nossa dica de leitura para esta edição é o livro: Anticarreira: O Futuro do Trabalho, o Fim do Emprego e do Desemprego

O headhunter Joseph Teperman mostra no livro que o futuro – e o presente – do trabalho é abandonar o sonho de uma carreira linear e se reinventar como o mercado sempre fez. 

O autor compartilha suas experiências como headhunter. “Traz provocações e reflexões sobre a realidade do mercado e as oportunidades que estão diante de quem se abre para perceber, e explorar. Ele ensina o leitor a parar de se rotular, ou deixar que os outros coloquem rótulos, para que possa então desenvolver maneiras diferentes de atuar. Ele ensina o leitor a parar de se rotular, ou deixar que os outros coloquem rótulos, para que possa então desenvolver maneiras diferentes de atuar.”

O livro anticarreira foi finalista ao prêmio Jabuti 2020. 

Dicas de leitura e culturais; Dica de leitura; Fonte da imagem: Divulgação/Joseph Teperman

Sinopse:

Como não ser substituído por robôs, sempre ter trabalho, gerar valor e viver com significado? O livro Anticarreira propõe um novo caminho de construção da trajetória profissional: romper com a ideia limitadora da carreira, palavra com origem no Latim e que significa caminho estreito. Heandhunter de algumas das principais cadeiras executivas do país, Joseph Teperman percebeu que o foco em uma atividade única e a falta de atualização é o que deixa as pessoas sem saída em um mundo de mudanças constantes.  

TEPERMAN, JOSEPH. Anticarreira: O Futuro do Trabalho, o Fim do Emprego e do Desemprego: Editora Joseph Teperman, 2019

Referências:

https://masp.org.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lina_Bo_Bardi
https://josephteperman.com.br/