Clubhouse

Por Sibele Lopes, registro 4631
Relações Públicas, Pós-Graduanda em Marketing Digital.

A Febre do momento!

Celular mostrando o aplicativo Clubhouse na tela. Fonte da imagem: TecMundo

Clubhouse é a nova rede social que esta bombando aqui no Brasil nesse início de 2021.

Foi criado por Paul Davidson e Rohan Soth e lançada em abril de 2020, o aplicativo é bem diferente ao que estamos acostumados a ver.

É uma rede social de áudio. Não tem fotos, nem vídeos, muito menos texto. Semelhante a uma rádio de notícias, com as pessoas que você segue, como: amigos, artistas, influenciadores entre outros.

Com apelo de exclusividade, para entrar nessa rede tem que ter um celular Iphone, pois está disponível apenas para versão IOS. Basta baixar no appstore, criar seu @, fazer o login e aguardar um convite de alguém para ter a permissão de acesso a plataforma. O interessante que a rede mostra quem te fez o convite.

Quando você entra na rede, recebe 2 convites para convidar mais 2 pessoas para fazer parte. Conforme sua participação nas salas de bate-papo, você ganha engajamento e consegue mais convites para distribuir entre seus contatos.

O Clubhouse conta com uma interface intuitiva e minimalista e um diferencial é que a bio, por exemplo, pode ser mais extensa se comparada a outras plataformas. Além disso, está disponível apenas no idioma inglês.

Vale observar neste aplicativo que existem várias salas de bate-papo com muitas pessoas falando sobre diversos assuntos. Quando uma pessoa fala nessas salas fica uma borda bege em torno da foto, você também pode sair da sala sem ser notado ou caso queira falar, basta usar o emoji de levantar a mão para que os oradores possam te convidar a falar. Mas atenção! Como esta rede social é apenas para áudio, as hashtags não funcionam neste aplicativo.

Você também pode seguir seus amigos, agendar e criar salas de bate-papo onde aparecerá como eventos. Os eventos não ficam salvos. É tudo ao vivo mesmo!

O Clubhouse permite conexão com Instagram e Twitter e é uma ótima oportunidade para construir autoridade, dividir conhecimento, interagir com grandes referências e contribuir para o crescimento de todos.

Um ponto de atenção que vem sendo especulado pela mídia é a exclusão social já que os deficientes auditivos ficam impossibilitados de usar a rede.

Enfim, o Clubhouse está no início e mesmo por ser restrito com seus prós e contras, as pessoas estão fazendo de tudo para entrar, trocando seus aparelhos celulares por Iphone, especulando comprar convites para ter acesso, assim como “profissionais” vendendo seus convites. O mercado está fervendo com a essa febre, sensação do momento.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/02/12/noticias/clubhouse-nova-rede-social-de-audio-exclusiva-ja-acumula-polemicas/