Pós Pandemia: Reflexão sobre um Tempo de Conexões Fortalecidas.

O ano passado se findou, um Novo Ano se inicia e este alvorecer de 2021 é o momento adequado para uma pausa e a reflexão sobre um período tão atípico, em que, apesar de todas as dificuldades geradas pela pandemia, pudemos perceber um aumento da interatividade digital e uma avidez pelo consumo de novas publicações, à medida em que nos acostumávamos com aquela situação totalmente inesperada.

Depois de um espanto inicial e o temor da quebra de conexões, procedimentos e decisões, decorrentes da ausência do contato presencial, aos poucos fomos vislumbrando a nossa capacidade de adaptação e busca de soluções compatíveis com a nova realidade que nos apresentava.

Correu-se para a busca incessante das redes sociais e da reciclagem necessária de conhecimentos e práticas que permitiram a manutenção do contato e o tráfego das mensagens, tão importantes para qualquer área.

As mudanças exigidas cobravam uma atualização constante, de modo a que a comunicação fluísse em todos os campos e que ninguém ficasse para trás, engolido pela velocidade das novas exigências e compromissos.

Felizmente, alternativas variadas surgiram!

Os novos relacionamentos exigiram posturas mais condizentes para todos e a conexão digital passou a se tornar cada vez mais obrigatória. O trabalho em home-office tornou-se natural e constante, as lives se constituíram em original forma de comunicação e as reuniões online revelaram-se imprescindíveis.

Pudemos perceber, então, o desenvolvimento exponencial dessa nova comunicação, engatinhando no início, mas aos poucos, crescendo e ganhando consistência, indicando a manutenção de tais procedimentos, mesmo que o futuro nos presenteie com soluções mais adequadas ao final deste preocupante período.

Todos aprendemos muito e enfrentamos com grande coragem esse desafio – e estamos vencendo – de manter a excelência das relações presenciais, pois tenho absoluta certeza de que tal objetivo foi alcançado, haja vista a qualidade das nossas lives e dos eventos proporcionados pelo CONRERP/2, no ano passado.

Prenuncia-se um tempo ainda híbrido neste novo Ano, de retomada gradual e contínua, no qual as atividades presenciais deverão ser intercaladas com eventos à distância, mantendo-se, porém, a qualidade dos resultados pretendidos.

A comunicação efetiva pós-pandemia, isto é, que seja eficiente e eficaz, dependerá de cada situação, mas os profissionais de RP saberão como desempenhar, de forma mais dinâmica, a sua capacidade profissional e integradora, para a obtenção dos melhores resultados.

Tenho absoluta certeza de que a nossa capacidade de adaptação e de reinvenção constante nos garantirá as melhores perspectivas para o futuro e nos proporcionará grande sucesso pessoal e profissional, pois o mais importante, realmente, é manter a conexão com todos os públicos sob nossa responsabilidade.

Eliasar de Oliveira Almeida – Diretor Tesoureiro – registro 2484 – CONRERP2 SP/PR