Dicas Culturais e de Leitura de Janeiro

Por Sibele Lopes
Relações- Públicas, Pós-Graduanda em Marketing Digital.

Em Comemoração ao Aniversário da Cidade, Visite o Theatro Municipal de São Paulo 

Dicas de leitura e culturais; Visite o Theatro Municipal de São Paulo; Fonte da imagem: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/noticia/theatro-municipal-de-sao-paulo-retoma-programacao-artistica-sob-gestao-da-santa-marcelina-cultura/

Foi inaugurado em 12 de setembro de 1911 um dos espaços culturais mais belos da cidade de São Paulo. O Theatro Municipal, idealizado nos moldes do teatro da Ópera de Paris, passou a proporcionar as impressões artísticas vindas da Europa, principalmente à elite. A cidade crescia com a indústria do café, e os novos ricos queriam melhorar o nível da cidade e apagar as características de vilarejo. 

 A Semana de Arte Moderna foi um dos mais importantes acontecimentos artísticos brasileiros, o evento que mudou o rumo da história do Theatro Municipal e de São Paulo em 1922. Um grande encontro que aconteceu ali e reuniu nomes da literatura, das artes plásticas e da música nacional como, Oswald de Andrade, Villa Lobos, Anita Malfati e Mário de Andrade.

Em comemoração aos 467 anos da cidade de São Paulo, convidamos você a visitar o Theatro Municipal sem sair de casa. Um dos cartões postais mais conhecidos por sua arquitetura incrível e por ser importante marco para a cultura da cidade. 

Sob a gestão da Santa Marcelina e cultura, eleita a melhor ONG de cultura de 2019, a Santa Marcelina é qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Em 1 de novembro de 2020, assumiu um contrato emergencial de gestão provisória do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, até que uma organização social seja escolhida para assumir pelos próximos cinco anos a administração e a temporada artística da casa. 

Theatro retomou sua programação artística em dezembro de 2020 com apresentações presenciais e digitais até abril de 2021. 

Para os espetáculos presenciais seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção ao Covid-19, o público poderá efetuar a compra de ingressos através do site do Municipal, pois a bilheteria estará temporariamente fechada. Também haverá para a população acesso gratuito a programação artísticas do TMSP, transmissões ao vivo e gravações de espetáculos.

É possível conferir no canal do Youtube do Theatro Municipal concertos, filmes, espetáculos e episódios do podcast da instituição. 

Clique abaixo para acessar o tour virtual: 

https://theatromunicipal.org.br/pt-br/tour-virtual/

https://theatromunicipal.org.br/pt-br/tour-virtual/

Dica de Leitura 

Para nossa 1ª edição de 2021, sugerimos a leitura do livro Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais.

Sinopse:

               Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

ROSENBERG, MARSHALL B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais: Editora Ágora, 2006.