Relações Públicas na Comunicação Interna

A importância do RP na comunicação interna.

Por Sibele Lopes,
Relações- Públicas, Pós-Graduanda em Marketing Digital.

A profissão do relações-públicas se torna cada vez mais importante dentro de uma empresa. 

O profissional desta área é uma peça de extrema valia para a comunicação com os empregados. Além de se comunicar com todo o corporativo, também realiza a comunicação externa com a mídia, consumidores, governo visando ter relações positivas com os diversos públicos para garantir que os objetivos de ambos sejam alcançados.  

Nos últimos dez anos vem acontecendo muitas mudanças no mundo corporativo. Com a implantação de novos recursos tecnológicos e outras ferramentas, a comunicação interna ganha destaque dentro da empresa.

Quando entrei na faculdade em 2005 eram usadas as ferramentas como: house organ impresso, jornal impresso, caixa de sugestões, jornal mural, revistas entre outras. Muitas delas perderam sua utilidade e foram substituídas por outros meios eletrônicos e as redes sociais. 

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/quadro-de-avisos-madeira-antigo-248887/

De alguns anos para cá a intranet, e-mails, newsletter on-line, TV corporativa e outras mídias como blog possibilitam uma maior interação entre os usuários do meio corporativo. Algumas empresas preferiram outras ferramentas como Yammer ou suas redes sociais próprias, quais são restritas onde os funcionários trocam e compartilham suas experiências em tempo real de qualquer lugar do mundo.  

Outros recursos que já vinham sendo utilizados há algum tempo adotados pela comunicação interna de algumas empresas como webcast, teleconferência, videoconferência ganharam espaço e maior visibilidade em tempos de pandemia. 

É de extrema importância o uso dessas ferramentas neste momento como a videoconferência por parte do profissional de relações públicas com o intuito de promover uma comunicação interpessoal com todos os envolvidos, alinhado e estreitando-se relacionamentos, passando a imagem organizacional positiva, refletindo tanto no público interno quanto no externo. 

Parte do sucesso dos veículos está bem relacionada à forma como eles são gerenciados e com a frequência em que são divulgados aos empregados.” (CARRAMENHA, B.; CAPPELLANO, T.; MANSI, V. Comunicação com Empregados: A Comunicação Interna sem Fronteira. Jundiaí: Editora In House, 2013 , p.109).

A comunicação interna vem evoluindo em métodos, processos e conceitos.  As mudanças das novas tecnologias não param. Vieram para auxiliar a partir da comunicação interna e externa em qualquer organização de forma assertiva. 

Enfim, a importância do profissional de relações públicas na comunicação interna, na utilização de ferramentas eficazes gerindo uma identidade positiva para que as organizações estejam preparadas para ser bem-sucedidas.