Qual o impacto da Comunicação Interna nos resultados da empresa?
No último final de semana participei de mais uma aula do módulo 1 do Curso Avançado de Comunicação Interna da Aberje. O curso reúne os principais profissionais e pensadores da Comunicação Interna em 3 módulos diferentes que acontecerão ao longo de todo esse ano. Praticamente um MBA em Comunicação Interna, o curso era um plano antigo e que agora consegui concretizar.
Toda a minha experiência profissional, desde o estágio, com uma breve exceção de 1 ano e meio em Cerimonial Público, foi em Comunicação Interna. Na verdade, antes mesmo de saber o que era Relações Públicas eu já havia decidido por trabalhar em comunicação com os empregados. Hoje com 12 anos na área percebo que estamos conquistando mais espaço nas organizações e, finalmente, as empresas estão olhando mais para dentro e buscando trazer mais humanização e informação aos empregados.
Uma prova disso é o número e a qualidade profissional dos participantes do curso. No último sábado, 15 de junho, o tema da aula foi — Mensuração, como criar indicadores de CI — com a diva dos indicadores da comunicação, Suzel Figueiredo. Uma sala cheia de profissionais de todo o Brasil e de empresas de áreas totalmente distintas como tecnologia, financeira, alimentos, agro, energia, indústria pesada e editora e de portes bem diferentes com 150 empregados e outras com 50 mil funcionários ????. Cada um dos profissionais presentes ali é responsável pela comunicação com os empregados e, assim como eu, estão em busca de mais conteúdo de qualidade para trazer mais resultados para a empresa e elevar a área a um patamar mais estratégico.
Apesar da diversidade, todos chegamos a um consenso, precisamos seguir na busca do nosso lugar de destaque na estratégia da empresa e aí fica provocação que ouvimos sempre no nosso dia-a-dia:
Por que investir em Comunicação Interna?
A Comunicação Interna, assim como a área financeira, de engenharia e vendas, está a serviço da organização e de seus objetivos estratégicos. O grande problema é que ainda não assumimos essa posição nas empresas.
Isso deve principalmente porque ainda temos poucas respostas a uma importante pergunta:
Qual o impacto da Comunicação Interna na empresa?
Você sabe responder essa pergunta?
Tudo bem, não tem problema se não tiver a resposta agora, ainda estamos avançando e há muita gente boa no mercado contribuindo para que os grandes executivos enxerguem o potencial da Comunicação Interna nas organizações.
É um caminho sem volta e temos de ser donos da trajetória da Comunicação com os Empregados e o como fazer isso depende só da gente.
Como comprovar o impacto da Comunicação Interna nos resultados da empresa?
INDICADORES, são os números, sim, isso mesmo que você leu, são os números que vão nos levar a um patamar mais estratégico e que comprovarão o verdadeiro impacto que a Comunicação Interna gera nos resultados da empresa.
Quem não mede não gerencia…
Segundo a Suzel Figueiredo, os números nos ajudam a entender a causa e o efeito, mas antes é preciso seguir cinco premissas:
- Planejamento: sem um planejamento alinhado com a estratégia da empresa não há como construir indicadores.
- Objetivos: os objetivos de comunicação devem estar obrigatoriamente atrelados aos objetivos estratégicos da empresa, como por exemplo aumento das vendas em 10 %, redução de custos em 15%, conquistar 35% do mercado e por aí vai. A partir destes objetivos a Comunicação Interna deve traçar os seus.
- Metas: as metas devem ser mensuráveis e servirão de parâmetros para os indicadores.
- Indicadores: cada indicador representa o resultado da análise de um único item e são divididos entre indicadores de processos e resultado:
>>>
Indicadores de processos: medem a eficiência da comunicação interna e contribui para que o profissional identifique falhas em seus processos como por exemplo a taxa de abertura e clique de um comunicado enviado por e-mail ou aplicativo mobile. Monitorar com frequência seus indicadores de processos contribui na tomada de decisão de investir ou não na implementação de novos canais ou na revitalização dos canais já utilizados. Na prática, é preciso antes monitorar os canais existentes antes de criar uma nova intranet ou desenvolver uma rede social, investimentos altos e que podem não trazer os resultados que se espera.
>>>
Indicadores de resultados: são os responsáveis por medir a eficácia do trabalho da Comunicação Interna. São eles que comprovam o impacto da área nos resultados da empresa. Esses indicadores devem ser construídos a partir do planejamento da área, por exemplo o grau de entendimento da informação, o grau de conhecimento e confiança e etc. - Mensagens: por fim, a última premissa são as mensagens chave que nortearão o trabalho da Comunicação Interna, elas devem sempre estar alinhadas aos objetivos da empresa e da Comunicação. Na prática, a definição destas mensagens auxiliam o responsável pela a área a identificar quais ações devem ou não fazer parte de seu planejamento.
JUL
2019