Eugênio Bucci é destaque em Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário

Jornalista também participou da homenagem aos 40 anos da ANJ (Associação Nacional de Jornais)

São Paulo, setembro de 2019 –  A segunda edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário – a Comunicação que Cria Laços recebeu, na última terça-feira, 3 de setembro, palestra de Eugênio Bucci, jornalista, professor titular da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP) e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Bucci apresentou o painel “Por que o Brasil precisa da imprensa – mais do que nunca”, no qual destacou a importância da atividade jornalística para o regime democrático que vivemos.

  

Durante sua participação, o professor da ECA-USP refletiu sobre a função da imprensa em nossa sociedade. “O papel do jornalista é avaliar o interesse público, a autenticidade e publicar. A imprensa foi criada para fiscalizar o poder”. Bucci ainda destacou a relação entre jornalismo e democracia nos dias de hoje. “A imprensa é nova, sem ela não há como a democracia funcionar. A forma mais rápida de se acabar com a democracia, é atacando a imprensa”, comentou.

  

Além da presença de Bucci, o fórum contou ainda com uma homenagem aos 40 anos da ANJ (Associação Nacional de Jornais), em que o diretor executivo da entidade, Ricardo Pedreira, recebeu uma placa em comemoração à data, entregue por Eugênio Bucci, Marco Antonio Sabino de Souza (secretário Especial de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo) e Cleber Mata (Secretário de Estado da Comunicação do Governo do Estado de São Paulo). “Foram anos de muita luta, promovendo e defendendo a liberdade de imprensa e os legítimos interesses dos jornais, bem como fomentando a troca de informações entre as organizações jornalísticas”, afirmou o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.

A segunda edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário reuniu 378 pessoas no teatro da Unibes Cultural e arrecadou 348 quilos de alimentos destinados à Casa Hope (instituição de apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes de baixa renda portadores de câncer). A cobertura completa do evento está disponível no site http://portaldacomunicacao.com.br/