Principais Tendências Digitais para 2020

O mundo muda o tempo todo, o marketing cresce ainda mais. Tudo parece ser mais fácil, em teoria, quando lemos artigos sobre tudo que envolve o nicho do nosso segmento. Mas, tudo fica realmente mais fácil quando colocamos em prática as tendências que vemos.

Vamos lá?

  • Relações mais humanas – a importância dos sentimentos

Mesmo que a internet e o mundo virtual ganhem mais força e espaço, iremos bater na tecla dos “sentimentos”. As pessoas se conectaram ainda mais com as marcas que usarem estratégias para valorizar a conexão humana – mostrando ainda que é uma marca humanizada. E, o que isso quer dizer? Que as marcas escutarão mais seus clientes, darão mais valor aos sentimentos dos seus consumidores. E isso, já está acontecendo hoje. A tendência será mais marcas engajadas em causa e relações humanas. Ou seja, quanto mais humano a marca for, mais conectada com o consumidor ficará.

  • Crescimento de vendas online

As pessoas substituirão ainda mais a TV, pelo smartphone. E, os serviços de internet, redes sociais terão mais força. Portanto, irão consumir ainda mais o que podemos oferecer. O crescimento também de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência artificial serão aliadas neste processo de evolução de compras por dispositivos móveis, auxiliando no momento de decisão de compra do consumidor. É importante se adaptar ao cenário digital, principalmente, para estar à frente de seus concorrentes e conseguir servir o cliente em toda plataforma onde ele estiver presente.

  •  Inteligência Artificial e Realidade Aumentada

O futuro já começou? A IA vem com tudo para caprichar na experiência do usuário. Terão mais aplicativos e quem sabe, mais empresas inovadoras. As ferramentas para atendimento ficarão mais inteligentes, como bots de papo, para melhorar a relação entre marca e consumidor, só muito mais personalizado – usando estratégias assertivas para auxiliar e influenciar o consumidor na momento de decisão da compra. Com certeza, facilitará a automação do marketing digital e mil soluções e experiências para os consumidores.

  •  Aposte em vídeos e em poadcasts

Já sabemos que os vídeos são os consumidos na internet. Em, seguida os poadscasts que vêm sendo tendência altíssima nas empresas. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, os consumidores deste formato escutam, em média, duas horas de áudio por semana, grande parte sobre entretenimento. Uma pesquisa da Hubspot, mostra que colocando um vídeo em um e-mail aumenta a taxa de cliques em 300%, e um vídeo em uma página de vendas, aumenta a conversão em até 80%. Seja o modo como queira passar a informação ao seu público, abuse das ferramentas que temos. Só no Instagram, podemos utilizar: stories, lives, IGTV, vídeos gravados no feed. É muito mais simples e fácil de passar a informação, gera mais tráfego e aumenta o engajamento. Além disso, vídeos são fontes de conexão com a nossa audiência.

  • Micro-momentos

O aumento no uso dos smartphones mudou para sempre o consumo das coisas. Resolvemos tudo pelo celular, ou quase tudo. Se a tendência é aumento do uso de smartphones, junto a IA, o resultado são as pessoas pesquisando seus produtos em suas marcas favoritas pela internet. Neste cenário, as decisões serão tomadas por impulso, ou seja, em micro-momentos do consumidor que são: o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”. De acordo com o Thinking With Google,esses micro-momentos ocorrem quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou comprar algo – e tudo em questão de segundos. O desafio é ter conteúdo e se adaptar a essa nova tendência para atender os consumidores nesses instantes.

Estamos entrando no marketing 5.0? Sim. Vamos nos atentar a todas as mudanças para que possamos ajudas as empresas e outros profissionais em seus nichos de mercado e quais os principais desafios que poderemos enfrentar.

Via Pulse