CONFERP inicia cadastro de chapas para concorrer às eleições

34984686_1807956819242027_7432263884355928064_nO Conselho Federal de Profissionais de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP)  divulgou o calendário das eleições para a escolha daqueles que estarão a frente do Sistema CONFERP nos próximos três anos (2019-2022). A votação acontece, online,  no dia 10 de outubro, das 9h às 17h.

Os relações-públicas que desejarem se candidatar já podem, desde 10/07, realizar o registro das suas chapas. Elas devem ser compostas por 14 membros, sendo sete indicados para conselheiros efetivos e outros sete para conselheiros suplentes. Como as reuniões podem ser feitas via Skype, podem fazer parte da chapa profissionais que atuam fora da cidade-sede do Conrerp da sua região.

Estarão em disputa as cadeiras do CONFERP, órgão normativo, gestor e última instância recursal administrativa, e as posições dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relações Públicas (CONRERPs), órgãos regionais que fiscalizam o exercício profissional. O colegiado eleito em cada conselho escolherá a sua diretoria executiva, composta pelo Presidente, Secretário Geral e o Tesoureiro.

“Atuar como Conselheiro do Sistema Conferp é um trabalho voluntário  e nobre,  onde temos a oportunidade de conhecer a fundo o funcionamento do Sistema e propor melhorias para o fortalecimento do Conselho e da nossa profissão”, ressalta Júlia Furtado, presidente do Conferp. 

A participação no processo eleitoral é obrigatória a todos os relações-públicas registrados no Sistema CONFERP. O profissional realizará dois votos. Em primeiro lugar, votará na chapa candidata ao Conferp e, logo a seguir, votará na chapa candidata ao seu Conrerp. Aqueles que não votarem terão 30 dias para justificar a ausência, ou poderão sofrer impedimentos no registro profissional. As informações detalhadas que regulamentam as eleições constam na resolução normativa 81, de 22 de dezembro de 2014, disponível no site institucional www.conferp.org.br


O Sistema CONFERP
No Brasil, apenas 27 profissões possuem conselho profissional e relações públicas faz parte desse seleto grupo, dentre mais de 2,4 mil ocupações catalogadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Sistema CONFERP é uma autarquia federal que tem a finalidade de coordenar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de relações públicas. Atualmente, além do Conselho Federal, localizado em Brasília, existem seis Conselhos Regionais, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

Calendário resumido

10 de julho a 6 de setembro – REGISTRO DAS CHAPAS –Período para registro de candidatura das Chapas concorrentes ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais, nas suas respectivas Secretarias.

10 de agosto a 5 de outubro – CREDENCIAMENTO ELEITORAL – Os profissionais registrados no Sistema CONFERP devem, obrigatoriamente, realizar o credenciamento para poderem votar, mediante acesso ao site www.conferp.org.br

4 de janeiro a 9 de janeiro – POSSE DOS REGIONAIS –Nas respectivas sedes regionais.

21 de janeiro a 26 de janeiro – POSSE DO FEDERAL – Em Brasília.